domingo, 6 de junho de 2010

A insustentável leveza do ser

Um livro clássico de auto teor filosófico que terminei de ler e recomendo...

A leitura é muitas vezes enfadonha, mas muito construtiva. Levanta divesrsas questões sobre as quais eu nunca havia pensado e acaba dando uma nova dimensão para enxergar a vida.

Gostei do modo como o autor discute o acaso, as escolhas pessoais e as suas consequências e os laços de relacionamento criados entre os seres vivos, em especial a compaixão.

O final do livro, quando são narrados os últimos dias de Karênin, me tocou em especial, pois recentemente ganhei uma cachorra que tem ganhado a atenção de todos aqui em casa. Em resumo, o autor discute a frase bíblica que diz que o homem deve reinar sobre os outros seres vivos e a opinião de alguns filósofos a respeito disso. Ele tece o raciocínio de forma a chegar a conclusão de que, visto que o homem reina e tem poder sobre todos os seres vivos, quando ele é capaz de tratar e ter compaixão por um ser teoricamente inferior a ele, como Teresa fazia com Karênin, é que poderia ser medido o seu valor, já que abrira mão do direito exercer seu poder sobre o animal. Entre outras, esta foi uma das grandes lições que tive ao ler o livro.

Na versão que eu tenho, não se fala muito do autos, apenas o nome, a cidade e a data de nascimento, o que eu achei fantástico! Eu sempre fico expeculando sobre o qua na vida do autor pode tê-lo levado àquele tipo de texto, mas desta vez eu simplesmente não pude. O que me foi disponibilizado foi a obra, o suficiente para que eu entendesse a idéia do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário