quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Maria Gadú

Tando rezei que logo apareceu... Maria Gadú
Trabalhando e estudando Engenharia numa universidade pública, não sobra tempo para muita coisa além do essencial. Aproveitei minhas férias para viajar no youtube e tenho até uma historinha curiosa.
A primeira música da Maria Gadú que eu ouvi foi Shimbalaiê e pelas batidas de violão e o título logo fui imaginando a cara desta tal: uma sandália romana no pé, uma saia indiana, uma blusinha surrada e um cabelo desarrumado. Não sei o que foi que me deu na telha, mas resolvi saber quem era, já que os ingressos para não sei qual show tinham se esgotado não sei quando e tal... Youtube!
Uma menina com um penteado no mínimo diferente, bermudão, tênis all-star... Putz! De um visual "hipponga anos 60", deparei-me com uma aparência estilo Cássia Eller no finalzinho. Se eu não conhecesse a voz antes da aparência, diria que era cover. Além disso, percebi um fenômeno que vou chamar de "Linguajar metropolizado brasileiro" (o fato de estar em pauta um futuro ícone da MPB me permite quantos neologismos me venham à mente). Ela tem um forte sotaque do Rio, mas usa uma porção de gírias paulistas! É estranho e bonito!
Emfim, ao que interessa, quando você vê alguém num barzinho, bem próximo do público, com um violão e uns caras restafari tocando percussão: MPB moderna. Fatalmente ouviu Caetano, Gil, Novos Bahinanos, Tom Jobin, Chico e principalmente João Gilberto por toda a infância. É o que me parece... Mas sem dúvida, a menina é sensacional e eu me torno um fã dela hoje!



A canção da "Hipponga".



A entrevista: reparem no sotaque, nas gírias e nas influências.





Esta ficou foda demais, não só pela Maria, mas também pela Luíza.





Muito boa, mas o cara solta a franga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário