sábado, 15 de agosto de 2009

Idéias em R.E.M. 5

Não sou daqueles céticos que não crêem em milagres, mas tomo como único e soberano o milagre da evolução, por todos os sentidos, consequências e atributos que esta palavra pode ter.
Haverá os que chacoalharão a cabeça ao meu comentário, com razão já que trato das minhas idéias, baseadas nos meus valores.
Um problema que nem o homem e nenhum outro ser vivo é capaz de resolver, para mim, é um problema sem solução imediata. Note que tive o cuidado de classificar a solução de que trato como sendo "imediata", e é proposital. Ao longo de tudo que posso chamar de evolução, de todas as teorias que a competem desde o BigBang, a criação da vida seria um destes problemas sem solução. No entanto, a vida como a definimos, poderia ser concebida de diversas maneiras, todas muito pouco prováveis, mas ainda assim possíveis. A desordem do universo vem sempre aumentando em relação à partícula densa que teria sido um dia, no entanto, surgiu o primeiro aminoácido, e de uma forma ainda desconhecida, se tranformou em vida.
A "forma desconhecida" não é uma justificativa para mim da existência de Deus, aliás, não vejo razão para procurar num ser tão subjetivo, motivos para existir. Não intento, portanto, justificar a existência de Deus, por esta reflexão. Só pretendo justificar, talvez a ele mesmo, a minha fé nos homens.
Quero, para meu próprio esclarecimento, definir uma linha que divida o domínio divino e humano, contudo assumo uma linha probabilística e inexata. A evolução, que atribuo o mérito a Deus, proporcionou aos homens a solução de problemas que sempre fora anteriormente impensada, e um aspecto recente desta evolução é a humanidade passar a procurar soluções a problemas "insolúveis".
Há barreiras em tudo o que nos propomos a fazer, como a todos os seres vivos, e a vida fora uma que transpusemos para modificar o mundo. Estas barreiras são o motivo, o impulso, a força que nos torna cada vez mais adaptáveis e resistentes ao caos, assim como tornam outros biomas no universo. E apesar desta força parecer contra a evolução, vivem em aparente harmonia: a evolução e o caos. Mas paro por aí com a minha reflexão pois posso chegar a conclusão de que o universo está em equilíbrio, o que não tenho, em minha opinião, conhecimento nemreferenciais suficientes para dizê-lo.
Só concluo que acredito em Deus e confio nos homens. Eles podem não achar uma solução ao meu problema, mas podem fazê-lo ao meu tataraneto, Graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário