terça-feira, 25 de agosto de 2009

Nicho Urbano parte 2 - Digressão


Eis que, cospido do ônibus, disputo com senhores afoitos pela oportunidade de entrar na máquina a minha saída dali, entre braçadas e encoxadas, estou no ponto recebendo uma ducha nas canelas que o ônibus deu para arrancar os motores e sair. Sendo um ponto de ônibus na periferia do centro, está lotado e por ali passam quase todos os ônibus da cidade, ao dirigir-me contra a corrente de pessoas que vinham tomar seus ônibus, senti-me um elétron, que chega ao fim da barreira quase sem energia, e se depara com uma ladeira gigantesca cheia de átomos (carros) enlouquecidos e mal-educados. Pus-me a subir, desviando da água parada e dos jatos em movimento, dos carros que vinham em minha direção e de outros que por algum motivo tomaram subitamente a direção em que eu estava.
Quando, esbaforido, acabado e suado, chego ao topo, mal tenho tempo de cantar a vitória e uma senhora solicita instruções de como chegar ao hospital. Normalmente, sou das piores pessoas a dar instruções a perdidos, pelo fato de ser como eles frequentemente. Não me guio bem pelas ruas da cidade e a noite começava a cair, o que dificultava a vista de qualquer um, especialmente a minha, por ser somada a miopia alta. Mas afinal, eu ia ao médico, e guiei a senhora ao lugar onde ia, adentrando-me em dois quarterões que não fazia idéia de como apareceram por ali. Indiquei o atendimento aos pacientes e desci a rua, rumo à ortopedia, se é que posso dizer que desci, porque ecorreguei do modo mais desengonçado que pude na calçada molhada. A senhora reuniu toda a sua capacidade de dissimulação e atuação e numa frase séria me perguntou "machucou?". Eu respondi que "sem problemas", e fomos cada um para o seu lado, eu rindo de mim, ela também.
Quando, depois de poucos minutos de espera, fui chamado para consulta. Apertei com a mão molhada a mão do médico e ele observou meus exames:
- "Seu" Guilherme, os seus discos estão muito gastos, veja como estão escuros.
Meus discos estavam gastos? Os dele! Quem ele pensa que é para dizer que eu fico gastando o disco. Ele nunca viu, não me conhece! Ele é que deve ficar gastando o disco, que deve ter 2 metros de diâmetro.
Ele então se explicou:
- É que durante a sua vida, você deve ter pressionado os discos, de maneira que eles ficassem gastos...
Pressionado?! O Doutor deve estar acostumado a ter os discos pressionados, eu não!
Trocadilhos a parte, saí de lá com 10 sessões de fisioterapia a marcar, nenhuma vontade e tempo para fazê-lo, a não ser, é claro, que me dôa a coluna novamente. Assim, com certeza eu saio atráz de fisioterapeuta.
Comessa-se a viver como um idoso, e logo vem as restricões dos idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário